quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Santa Cruz Tallboy LT

Já que estamos em mare de fotos, aqui fica uma com a minha futura bicicleta.

Hoje, tive o prazer de experimentar a Santa Cruz Tallboy LT, uma bike de rodas grandes e com 140mm de curso, que o Rui da Procycle gentilmente me emprestou. Estava curioso e ansioso, porque nunca tinha andado numa 29er, ouvia dizer que eram fixes, mas que se calhar para os trilhos de Braga, as 26 continuam a ser melhores, etc.. Mas, desenganem-se... fiquei maravilhado.

Uma 29er com 140mm de curso equivale no minimo a uma 26 com 160mm, esta que experimentei, tinha uma montagem de topo, pelo que, conseguir uma bike deste tipo com 12kg de peso, é de facto obra, que depois também se manifesta no preço, mas aí não há muito a fazer. A volta foi a que faço usualmente quando vou sózinho, Bom Jesus – Sameiro – Curva do Fojo, nova entrada no monte até à estrada para as Taipas – Hotel da Falperra e descida pelo Single Track. Ou seja, é um percurso que eu conheço bem e que já fiz várias vezes quer com a minha Santa Cruz Nomad quer com a Santa Cruz Superlight. 
Desde logo percebi que o termo de comparação tinha que ser com a Nomad, porque a Tallboy LT foge completamente para o All Mountain, pelo que a Superlight não é comparável. Comecei a subir o Bom Jesus, e parecia que por cada pedalada, andava mais um pedaço do que acontece com as 26 por isso, subi com muito mais facilidade e em menor tempo. 
Depois de entrar no monte é que começou a minha verdadeira análise, porque na estrada, já sabia que uma 29er ganhará sempre a uma 26. Começou então o meu espanto, e como o texto ja vai longo, vou resumir:
  • As subidas técnicas, ultrapassa-as com muito mais facilidade. O tamanho da roda impoe-se naturalmente; 
  • Subi em pedaleira do meio (à frente) zonas em que na 26 preciso da pedaleira pequena (os 12kg também ajudarão certamente); 
  • O conforto é na globalidade superior. Então a traseira com aquele Amortecedor Fox Kashima, tem uma suavidade espetacular; 
  • A curvar nos single tracks apertados (por exemplo aquele que inicia no hotel da Falperra), nao notei qualquer perda para a 26, para nao dizer que até me pareceu que o fiz melhor; 
  • O andamento por zonas de pedra solta, ou com raizes, por exemplo aquela recta paralela à estrada que tem no Single Track da Falpera, é incrivelmente mais confortável e como tal, a velocidade que se ganha superior; 

Para terminar, fica apenas um “senao”. Em termos de comparação com a Nomad, que monta um eixo de 20mm numa Fox 36, apesar da Tallboy ter uma Fox 34 com eixo de 15, a Nomad, em termos de rigidez da frente, aí ganha claramente. 
Depois desta volta meus amigos, tenho que regressar ao tempo em que tinha apenas uma bicicleta, e quando isso acontecer, será sem dúvida Tallboy LT a minha escolha. Acredito também que as 29er vieram mesmo para ficar.

Sem comentários:

Enviar um comentário